10 dicas de estudo - Vestibular, escola (estudando em casa)

segunda-feira, setembro 29, 2014


VESTIBULAR. Todo adolescente treme ao ouvir esse nome.

Alias não é para menos, né. É ele que vai abrir as portas para a nossa grande e triunfal entrada na faculdade.

Eu pelo menos estou em pânico só de pensar que o Enem está se aproximando e que eu não estudei quase nada. Por isso resolvi acordar e começar um "intensivão". Sim, bolei umas táticas de estudo, organizei os horários e procurei o melhor conteúdo online para fixar mais ainda o conteúdo.  E resolvi mostrar tudo isso para vocês, que talvez estejam com alguma dificuldade ou até mesmo esteja pensando em desistir de fazer algo esse ano.

Oh digo uma coisa: não desista! Eu sei o quanto é difícil, eu sei quanto isso exige da gente, mas estudar AGORA possa parecer uma coisa ruim, mas no futuro com certeza você vai olhar pra trás e vai ver que tudo isso não foi em vão.

E se você for blogueira (como eu) não se preocupe, porque parece impossível mas dá sim para conciliar a rotina de estudos com os trabalhos do blog. E oh: ainda vai sobrar tempo para assistir sua serie favorita, em?

Eu vejo vários blogs falando sobre diversos assuntos para as suas leitoras, mas são poucos que vejo falando, incentivando os leitores nessa época do ano a estudar para vestibular ou algo do tipo. Isso é triste. Ver que tem poucos blogs falando sobre isso.

Eu espero que as minhas dicas de alguma forma ajude vocês e por favor não percam o foco, tá? Que eu prometo fazer o mesmo.


Dica 1: LIVROS LIRVOS E MAIS LIVROS – Antes de pegar qualquer livro,  você vai abri o Google e pesquisar a seguinte coisa “Assuntos que mais caem no Enem?” 
 Depois dessa pesquisa olhe os livros que você tem em casa e  separe-os.

Dica 2: organização – No que você tem mais dificuldade? O que você quer cursar? Tudo isso vai influenciar na hora que você for começar os estudos. Exemplo: eu quero cursar jornalismo então, vou dar uma atenção especial para o português e redação. E assim por diante. 



Dica 3: monte sua planilha de estudos – Já sabe os assuntos e o que é prioridade? Então agora, você vai dividir a bateria de matérias.
Exemplo: Segunda – Redação, português, química
Redação: Introdução
Português: Concordância
Química: Por que o mato é verde (lógico que é uma brincadeira e isso é um exemplo)
E assim por diante. Cada dia da semana você vai colocar 3 matérias e estudar. Lembrando que você pode alternar tudo.


Dica 4:  Estipule um tempo – É clichê mas é valido. Tirar 4 horas por dia para estudar está ótimo. Lembrando que você pode alternar os horários todos os dias. Exemplo: Das 19h30 as 23h30





 Dica 5: Estude por cadernos de edições anteriores (de vestibular) – Quer colocar em pratica tudo que aprendeu? Vai na internet e procure o caderno de prova do ENEM do ano passado por exemplo. E pegue o gabarito também. Para depois você ver quantas acertou.


Dica 6: Simulado em casa? Tem sim – Você já estudou bastante e quer testar o que aprendeu? Volte na dica 5. Sim, escolha um dia da semana faça um simulado. Pegue o caderno de provas do ENEM de alguma edição anterior e tente resolver. Faça isso toda semana, se preciso. E na semana seguinte compare os acertos. 
Exemplo: Semana 1: 56 acertos – Semana 2: 60 acertos. O mesmo para a redação. Faça quantas vezes for preciso. E depois mostre a algum professor e peça para ele avaliar. Lembrando que: Quanto mais você fizer, mais você vai estar se aprimorando no assunto. A pratica leva a perfeição.

Dica 7: Concilie o blog é os estudos – É bem simples. Você vai ter o dia todo para fazer post, divulgar, responder emails e etc.  A noite você vai tirar as 4 horas para estudar. Por que veja só, os horários de pico são: 1oh, 17h, 18h. Isso para publicar os posts. O resto dia você pode divulgar e fazer outras coisas. Mas você também pode Estudar pela manhã e tirar o resto do dia para fazer as outras 


Dica 8: Estude online – a internet é nossa melhor amiga quando se trata de estudos. Tem tanto cursinho online que disponibiliza AULAS GRATÍS. Existem muitos. O descomplica é um deles, porém só tem algumas o resto do conteúdo é pago. Mas é bem baratinho. Mas se você não estiver a fim de gastar dinheiro a minha dica é o site AULA LIVRE.  O site tem muuuuuuuita aula. E vocês podem estudar lá.  É só clicar em “quero me inscrever

Dica 9: Fique off – Não adianta, para ter concentração no que você for fazer, ficar off é necessário. De tudo. Desligue a internet do celular, feche as abas de twitter, facebook, tumblr, tuuuuudo. E se ficar difícil, pare e pense o que é prioridade na sua vida, pense bem.

Dica 10: dedicação, determinação e foco – nada disso vai adiantar se você não tiver 
nenhum desses três. Gente, é só isso que eu peço a vocês. Não desistam de seus sonhos NUNCA. Por mais que pareça impossível, não é! Nada nessa vida é fácil. É por isso que não dá para ficar sentando esperando tudo cair no colo,  porque isso não vai acontecer. Correr atrás é o esquema.


É isso, espero ter ajudado. E qualquer dúvida é só deixar nos comentários.  Beijos

You Might Also Like

8 comentários

  1. Eu não gosto do Enem kkkkkkkk , tem que ir 2 dias fazer a prova é isso que eu não gosto,apesar que dá portas para varias pessoas. Eu só fiz um, mais estudei pouco lá no finalzinho bem perto e resultado não dá certo \o kkkkkkk , bom o post <3
    http://ficandosozinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém gosta do enem, luk hhahhaahhaha. Mas é necessário :/

      Excluir
  2. Estudar é realmente muito difícil, ainda mais para o vestibular. Eu já estou na faculdade faz um tempo, então estudar para as semanas de provas para mim é mais tenso :/
    lelusantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, seu sumidoooo! Estou em panico hhaha. Vou começar a estudar que nem uma louca.
      Beeeeeijos.

      Excluir
  3. Otimas dicas, melhor jeito de estudar eh se organizando....Flor passa no meu blog pra conhecer. Se gostar e seguir me dando uma forcinha, retribuo o carinho!
    www.makeolatras.blogspot.com.br
    Bjsss =]

    ResponderExcluir
  4. Estarei acompanhando com certeza! Adorei!
    http://www.mentedistantee.blogspot.com.br/2015/08/tag-dicasdeestudo-redacao-1materia.html

    ResponderExcluir
  5. Estarei acompanhando com certeza! Adorei!
    http://www.mentedistantee.blogspot.com.br/2015/08/tag-dicasdeestudo-redacao-1materia.html

    ResponderExcluir

INSTAGRAM