Dica : Fotografando Sozinha

domingo, novembro 18, 2012




É meninas, tem uma hora na vida, que temos que agir por conta própria, haha, é brincadeira, nem tanto vai! Quando o assunto é fotografar vale tudo pra sair um click bem legal, mas a questão é: que nem sempre se tem a bff para servir de fotografa, ou o vizinho irmão enfim.. e ai como faz fica sem fotografar? Ah claro que não! Fotografar sozinha é a dica, what? Como? Não consigo! Claro que consegue, vamos combinar que tem vantagens, e ah truques super espertos e fáceis para fazer uma fotografia sozinha incrível vamos ver?
Logo acima eu falei das vantagens e ai Débora que vantagens? Vamos lá vantagem n° 1 Como você vai ser a fotografa do dia, então não vai ter que ouvir “vai fulana anda logo,.ligeiro, você tirar foto normal, não pousar pra a vogue.É até um tempinho a mais para você dar uma incrementada mas na make, retoques,no cabelo. Vantagem n° 2 Pode ser a sua melhor amiga desde sempre, ou até a sua mãe, mas sempre vai bater aquela vergonha básica na hora de fazer uma pose super diva que veio na cabeça naquele momento.Você mandando no botão “take photo” e ainda sozinha, com certeza você vai se soltar mais, e fazer fotos incríveis e espontâneas sem peso na consciência,ainda mais se você for tímida. Vantagem n° 3 A maioria dos auto-retratos que existem por ai, não é EXATAMENTE do rosto, e sim de outras partes do corpo, como por exemplo: Eu amo tirar foto do meu pé. Se você tem uma parte do corpo que você adora fotografar é ótimo para fazer isso sozinha, porque é como já foi dito na “vantagem 2” sempre bate aquela vergonha básica , e o legal é se divertir enquanto fotografa, e não se sentir presa, envergonhada.
E abaixo estão 8 dicas essenciais e super inspiradoras.

1.    Na mão ou pousada? Tirar auto-retratos não é fácil e o resultado final nem sempre é o pretendido, mas é possível fazerem-se excelentes fotografias de si próprio, completamente sozinho. As primeiras tentativas normalmente passam por aquelas tiradas como a máquina numa mão posicionada sobre a cabeça e apontada para baixo ou então em frente a um espelho onde também a câmara que utilizou fica registada para a posterioridade. Embora não haja nada de errado com estes dois métodos, temos de admitir que são um pouco limitados. Se optar por pousar a máquina e tirar auto-retratos de uma distância e com a possibilidade de captar um pouco ou grande parte do ambiente circundante, as fotografias ganharão, certamente, outro interesse.
2.    Localização. A primeira coisa a fazer é escolher o local da foto e organizar o cenário, que deve ser o mais simples possível uma vez que vai focar o espaço sem si e necessita de poucas distracções para obter a imagem final desejada. Para facilitar o enquadramento da fotografia, recorra a um objecto que o substitua e experimente com diferentes posições para poder determinar o lugar onde se deve sentar ou encostar. Pode ainda fazer uma marca no chão se isso ajudar. Nesta fase, terá de ter alguma paciência porque será necessário andar para trás e para a frente enquanto ajusta o cenário e prepara a câmara.
3.    Estabilidade da máquina. Como para qualquer fotografia, a estabilidade total da máquina é um pré-requisito que não se deve contornar. Embora o tripé seja a melhor solução para esta situação (e até para outras), no caso de não possuir nenhum, pode utilizar qualquer superfície plana para pousar a câmara, desde que esta tenha a altura desejada e esteja à distância pretendida. Uma máquina estável é ainda útil na preparação do enquadramento da imagem.
4.    Focagem manual. Antes de começar a fazer auto-retratos, aprenda a programar a máquina no modo de focagem manual – este é um truque que vai assegurar que mantenha o foque exactamente como pretende. Enquanto prepara a fotografia, utilize a focagem automática (auto-foco) para estabelecer o enquadramento desejado, depois passe a máquina para o modo de focagem manual. Assim, e uma vez que ainda vai “entrar em cena”, a câmara não vai tentar uma refocagem no momento em que disparar.
5.    Close-up perfeito. Se permitir que a máquina fotográfica faça uma focagem automática do seu rosto utilizando uma abertura máxima, o mais certo é só conseguir focar, na realidade, o nariz em vez de os olhos. A solução é simples. Utilize sempre uma abertura mínima – a mais pequena possível – para assegurar uma profundidade de campo mais larga e onde a focagem precisa deixa de ser a principal dor de cabeça.
6.    Timer ou controlo remoto? Atualmente, quase todas as máquinas digitais vêm equipadas com um timer que é perfeito para os auto-retratos uma vez que lhe dá entre 10 a 20 segundos (dependendo do modelo) para se posicionar antes de a câmara disparar. Melhor do que esta função, só mesmo um controlo remoto (geralmente vendido à parte) que é o melhor amigo de um auto-retratista que, desta forma, não necessita de andar a correr entre a máquina e o cenário, principalmente se quer tirar mais do que uma fotografia. Normalmente, também esta função tem um pequeno compasso de espera entre o momento em que dá ordem para tirar e até ao disparo, o que é óptimo porque tem tempo para fazer desaparecer o controlo remoto.
7.    Inove. Um auto-retrato não necessita obrigatoriamente de ser do seu rosto ou corpo, pode ser uma fotografia das suas mãos a segurar num bonito objeto ou em algo que o represente. Porque não fazer um auto-retrato da sua sombra? Necessita apenas de uma parede, um passeio ou outra superfície lisa para quando o sol estiver baixo (de manhã cedo ou no final da tarde) tirar um auto-retrato muito original.
8.    À-vontade. Enquanto fotógrafo provavelmente estará tão preocupado em aperfeiçoar todas as funcionalidades da máquina e a acertar a luz, que vai descurar o objeto do retrato – você! É sempre boa ideia conhecer de antemão quais os ângulos que o favorecem mais, ensaiando previamente em frente a um espelho ou analisando outras fotografias suas, por exemplo. Um simples movimento de cabeça ou a inclinação do corpo para um lado, pode fazer toda a diferença. Uma boa dica para ajudar a descontrair na hora de disparar é posicionar um espelho por de trás da máquina, assim, com um olhar pode rapidamente assegurar se está tudo como pretende. Agora relaxe e divirta-se: coloque música para descontrair, cante, dance ou experimente diferentes expressões faciais e corporais… em nome de um auto-retrato memorável.

Vou de compacta : A Sua câmera é compacta? Sem problemas,faça da internet seu manual de instruções com certeza por aqui deve ter dicas super legais de efeitos e truques bacanas, sobre o modelo da sua! Uma dica bem bacana para câmera compacta é ativar o macro, é sabe aquele efeito desfocado das semis e profissionais, é tem algumas compactas que já tem esse recurso, não com toda aquela perfeição das lentes Canon mas é bem  legal! Outra coisa legal é ir no flickr lá tem comunidades de vários modelos, ai é só você colocar o modelo da sua e vai ver fotos incríveis de varias pessoas do mundo.

Essa é uma foto, com câmera compacta, utilizando a ação macro. Minha unha hehehe


 E a edição?:  E ai fotografou bastante? Hora editar suas suas fotos,bem programas de edição é que não falta nesse mundo né? Lembrando quando se fala em edição, é apenas dar uma cor, dar um ar vintage a foto não lotar o rosto de um monte de efeito e ficar aquela coisa pesadona sabe? Então como já foi dito,programas, actions, é que não falta. O Adobe Photoshop CS3, PhotoScape, Pixlr. Já as actions para quem não sabe aonde encontrar, tem de monte nos blogs :  Depois dos quinzeiemai, melina souza, Julie de Batom E aqui No GDJ eu sempre faço tutorias ensinando a fazer efeitos legais, para quem não viu ainda é só clicar aqui 

E então vamos se inspirar?


















  *fotos:depoisdosquinze e weheartit, e algumas informações site omeuolhar.com 


Bem espero que vocês tenham se inspirado nas dicas, e não esqueçam de comentar! Você tem algum truque especial na hora de fotografar sozinha(o) conta pra gente. beijau

You Might Also Like

2 comentários

  1. Nossa, ótimas dicas mesmo, eu nunca tinha parado pra pensar, mas quando ganhasse minha câmera (em breve!!!) iria ter uma dor de cabeça em relação a isso. Gostei muito das dicas!
    Estou seguindo, beijinhos
    blog-cereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu também tenho uma dor de cabeça basica, quando se trata disso, mas me divirto bastante.Yeah! quando ganhar sua camera que tal mostrar suas fotos para agente? Vou adorar, kisus :3

    ResponderExcluir

INSTAGRAM