FAÇA VOCÊ MESMA : Planilha de gastos

terça-feira, maio 15, 2012





 Há um tempinho atrás eu prometi que ensinaria como fazer uma "Planilha de gastos" na mão mesmo sabe? Então pra quem não sabe a sua função vou explicar!
    Ela ajuda a administrar ... não melhor! a controlar o dinheiro que você pega. Tipo você recebe a sua mesada, e quer sair que nem uma louca comprando, o cd novo da sua banda favorita ou aquela revista que vem um mega-poster do seu ídolo, ou até mesmo em coisas do dia-a-dia como o santo lanche da escola ou o esmalte Bapho. Que tal você ir com um pouquinho de calma em?(é difícil eu sei) mais você deve se perguntar "isso", "aquilo" é realmente necessário? Já pensou sua mesada durar o mês todo? (happy day) eu fiz o teste de dois meses utilizando, e não é que deu certo! Eu não recebo mesada, porém sempre arranjo bicos, dando aula de reforço, pra uns meninos da minha rua, E também faço tumblr's e sites (sim pessoas aqui me procuram por não saberem nem para onde vai, rs) Nessa troca de informações eu cabo ganhando um dinheirimho, ai sempre que pego ele na mão me vem mil e uma coisas na cabeça pra comprar, mais como eu sou uma pessoa organizada e sovina(pronto falei, haha) sempre opto por colocar tudo no papel e calcular.Na maioria das vezes eu faço a planilha em si e ao seu lado uma lista com tudo que eu pretendo comprar naquele mês (ou não) eu vou riscando as desnecessárias até ficar as que realmente eu realmente estou precisando .
   Como organizar: Bem moleza!!! fica bem mais fácil quando você já sabe oque vai consumir né? Eu antes de sair pra  fazer a compra procuro em sites o preço aproximadamente do produto e vou colocando tudo registradinho na minha planinha,depois quando eu vou comprar, fica melhor pra ter uma noção Ah as vezes acontece de sair um pouquinho mais né?
     A ideia é você controlar um pouquinho mais o dinheiro que passa pela suas mãos com coisas realmente necessárias naquele momento.DÁ PARA FAZER NO WORLD NÉ? Com certeza, apesar de eu ser uma Geek e tudo que eu faço ter que usar o notebook eu prefiro usar caneta e papel mesmo sabe? Pra não haver preferencias vou ensinar dos dois jeitos, você pode utilizar a maneira que achar mais fácil, ai você pode fazer uma mini e colocar  na bolsa ou no celular legal né? Vamos lá aprender a economizar? hahahha


Primeiramente, vamos montar nossa planilha utilizando o seguinte esquema base:




Para quem está com um pouco de preguiça faz este passo aqui.
Agora vamos usar um recurso que se chama formatar como tabela, ele permitirá exibir nossa planilha com um formato personalizado sem muito esforço.
Para isso, clique em descrição, vá à aba Início, Formatar como Tabela. Escolha o formato de tabela que desejar, na janela que abrir, marque a opção Minha tabela tem cabeçalhos, conforme janela abaixo:



Sua planilha estará bem formatada. O legal é que você não precisará se preocupar com o Layout da planilha, uma vez que sua formatação será copiada para as linhas abaixo automaticamente.
Aproveite e insira um saldo inicial. No exemplo coloquei 100. Aproveite e formate o valor monetário. Você pode realizar esta etapa de duas maneiras: a primeira é clicando na célula e pressionando CTRL + SHIFT + $, isso fará com que você aplique o formato Moeda, a segunda maneira é mais simples: basta clicar no botão Estilo de moeda dentro do grupo Número da aba Início. A partir da versão 2007 você verá que este botão tem uma seta ao lado. Esta seta permite que você aplique o formato Dólar ou Euro. Legal, não é?

Antes do formato:

 Depois do formato:
A diferença entre os formatos moeda e contábil é que no formato moeda, o símbolo monetário fica próximo do número, já no formato contábil, o mesmo fica alinhado à esquerda com número à direita da célula.
Agora, vamos à montagem da nossa planilha: Colocaremos em descrição todos os eventos que ocorrem dentro do mês, por exemplo, Salário, Aluguel, Supermercado, Água, Luz… A lista é curta para recebimentos, mas longa para pagamentos, certo? Mas tudo bem. Se tem que ser assim, que assim seja.
Teremos a planilha neste estágio:




Agora vamos calcular o saldo. Vai funcionar da seguinte maneira: o saldo só pode aparecer se houver algum lançamento na linha que você estiver trabalhando. Por conta disso, nós devemos usar uma função SE para fazer a análise da linha. Caso não tivermos uma descrição lançada, o saldo não será calculado e em seu lugar aparecerá a célula vazia. A função será montada da seguinte forma:
=SE(A6=”";”";E3+C6-D6)
A leitura será a seguinte: Se a célula A6 estiver vaziaentão deixe o saldo vaziosenão calcule o saldo, somando o saldo inicial com a receita e subtraia a despesa.
Você não deve permitir que o formato de tabela copie sua fórmula para baixo, uma vez que, ela não refletirá a realidade. O saldo vai sempre exibir o saldo atual, então na linha abaixo (Célula E7) você deverá usar a seguinte fórmula:
=SE(A7=”";”";E6+C7-D7)
Agora você deverá arrastar a fórmula para baixo. Para isso, basta você posicionar o cursor do mouse no canto inferior esquerdo da célula. Seu cursor se transformará em uma cruz preta. Dê um duplo-clique e pronto! Sua fórmula será copiada para todas as células abaixo.
Teremos agora este resultado:
Reparem que temos saldo negativo nas linhas 14 e 15. Vamos fazer com que estes saldos apareçam em vermelho. Para isso, vamos utilizar o recurso deFormatação Condicional. Selecione todas as células de E6 até E15 vá à abaInício, Grupo Estilo, Formatação Condicional. Escolha a primeira opção: Realçar regras das células, É Menor do que…, e na janela que abre, simplesmente informe formatar células que são menores do que 0 (Zero) comTexto Vermelho conforme janelas abaixo:


Com isso você terá os saldos negativos em vermelho automaticamente. Este é nosso resultado atual:



Agora vamos criar um total para sabermos quanto que recebemos e quanto gastamos neste mês. Para isso, vamos criar ao lado da planilha um somatório das despesas e receitas.
Teremos uma aparência próxima a esta:


Usei um formato semelhante à planilha principal apenas para manter o layout. Para os cálculos, usei uma função Soma que vai resumir o total de receitas e despesas na nossa mini tabela. Para isso, inicie uma função soma na célula H6, e depois de abrir o parêntese, selecione todas as células que contém as receitas, confirme pressionando Enter. Faça a mesma coisa com a despesa, apenas mudando nossa seleção.
Agora vamos fazer um gráfico para analisar a relação entre receitas e despesas. Selecione nossa mini tabela, e pressione ALT + F1 (Essa dica vale para Excel 2007/2010). Isso vai gerar um gráfico na própria planilha. Caso deseje, você poderá alterar o tipo de gráfico, no primeiro botão do Grupo Tipo, Alterar Tipo do Gráfico. Deixaremos em colunas mesmo. Vamos apenas fazer um ajuste para que nosso gráfico exiba os valores e sua cor também seja alterada. Para isso vamos selecionar nosso gráfico e no Grupo Dados, Alternar Linha Coluna. Isso fará com que o gráfico seja visto com receitas e despesas como dados distintos. Agora vamos ao Grupo Layout de Gráfico, Layout 4. Este layout coloca a legenda na parte inferior e rótulos de dados para informar o total das receitas e despesas.
Teremos um gráfico com esta aparência:



 Para fechar vamos colocar nosso saldo final em destaque. Este saldo final resumirá como foi sua situação naquele mês. Clique na célula G9 e digite Saldo Final, na H9 coloque a seguinte fórmula:
=E3+H6-H7
Onde E3 é o saldo inicial, H6 é o total de receitas e H7 o total de despesas.
Agora o único trabalho que você terá, será duplicar a planilha veja como se faz nesse post "Como você copia e duplica Planilhas" para gerar o mês de fevereiro. Não esqueça que o saldo inicial em fevereiro vai ser o saldo final de janeiro. Para isso, clique na célula do saldo inicial de fevereiro, digite = (igual), clique na aba da planilha Janeiro, clique na célula H9 (saldo final de janeiro) e pressioneEnter.
Caso queira, você pode retirar linhas de grade, e fazer as adequações de layout que achar conveniente.
Você pode pegar a planilha completa aqui

  Ufa, agora vamos aprender a fazer a planilha na folha de papel.

 Como está na foto você ira precisar de poucas coisa: Lápis de varias cores, caneta, lápis preto, régua, e a folha de oficio(claro) ou não!  
   A preparação vai ser bem fácil, olhe no modelo abaixo, mais e regra é bem simples você irá colocar primeiramente todos seus "gastos mensais" e ao seu lado o custo, utilize a régua pra fazer as casinhas com os nomes, fica mais organizado. Depois pinte cada casa com uma cor diferente (ex : cartão de credito - vermelho) depois some os gastos e coloque na sua planilha, ok  agora como saber quanto sobrou? é fácil né? subtraia (-) o seu saldo inicial, por o valor que deu na soma das despesas. Agora do lado faça uma linha, e coloque seus "Gastos Arbitrários" , deixa eu explicar esses gastos são aqueles que você não precisa fazer todo mês.Ok feito isso? faça o mesmo processo dos "gastos mensais" agora e veja quanto sobrou. Ah gente sempre arrumem um jeito de sobrar alguma coisa, apertando no dinheiro da pizza, do lanche alguma coisa, por a ideia aqui é economizar(eu, e meu papo sovina vish) Mais falando serio, é sempre bom guardar alguma coisa, vai que surge um imprevisto? esperar só a próxima mesada? E se você for que nem eu, e não recebe mesada e consegue seu dinheiro de outra forma com certeza, você irá querer valorizar mais o dinheiro que passa nas suas mãos, e não ver ele voar né?
Essa é a minha planilha, acho que não dá pra ver, o "Total" da lado esquerdo mais foi 123.30, e sobrou 126,70.

 Esse foi o ultimo resultado, então é isso acho que ficou bem explicadinho das duas partes né? então me contem, oque vocês acharam, deu certo com vocês?  E Ah gente olha nada de preguiça em? ps: Mandem ideias, sugestões que vocês queiram ver aqui na tag

You Might Also Like

0 comentários

INSTAGRAM